As 5 fontes de energia vital e como ativá-las.

Chafic Jbeili – Teólogo, Psicanalista e Terapeuta Ayurveda.

É inquestionável a presença da energia elétrica, magnética e eletromagnética em todo o Universo, nos asteróides, nos planetas, na Terra com seus polos magnéticos, assim como em nosso corpo, por dentro e por fora. Todo átomo se comunica entre si por meio de trocas elétricas. Nosso coração só bombeia o sangue por causa dos impulsos elétricos que fazem contrair os músculos cardíacos.

Com nosso cérebro não é diferente! As transmissões de informações neuroquímicas se dão por meio de impulsos elétricos nas sinapses, região de encontro entre os neurônios. A fricção do sangue em circulação nas veias gera energia; o avião em contato com o ar gera energia. A luz, o som e a imagem se propagam também por ondas de energia. Tudo é energia!

Existem dois tipos de energia: a sensorial ou física, que se pode medir, a exemplo dos exames eletroencefalograma e eletrocardiograma, bem como os voltímetros etc; e existe a energia sutil. Esta não se pode medir objetivamente, mas pode ser sentida, acumulada, manipulada e deslocada no campo quântico (subatômico). Enquanto os alimentos geram a energia física, por exemplo, os pensamentos geram a energia sutil.

Cada intenção, pensamento e palavra consomem energia física e carregam em si energias do campo sutil capaz de afetar o corpo físico. Não obstante um avião supersônico que ultrapassa a velocidade do som pode emitir energia suficiente para arrebentar com telhados e janelas das casas por perto. Um pensamento profundo, repetitivo e direcionado em ondas e intenções adequadas podem alterar estruturas celulares e modificar realidades, tamanho o seu poder quântico. Isto não é magia, é física! Leia depois o meu artigo sobre o poder quântico da imaginação onde cito um médico americano que incluiu exercícios de visualizações em seus tratamentos.

Os mestres da antiguidade e os cientistas modernos concordam que existem cinco fontes de energia vital, das quais usufruímos, sendo que uma delas nos é dada na concepção e não se pode renovar, mas apenas utilizar em situações especificas. É como se fosse nossa reserva estratégica. No entanto, as outras quatro fontes são totalmente renováveis e recarregáveis para nos manter vivos e em movimento! Vejamos quais são:

1°) EMC | Energia Macrocósmica:

A energia que formou e sustenta o Universo é a mesma que forma e sustenta você – energia “Chi” no sotaque chinês e “Ki” no sotaque japonês. Está presente em tudo e em todos NÓS. Pode ser manipulada por meio do pensamento de forma quântica e também absorvida quando associado o pensamento durante o contato com os elementos da natureza, como nestes exercícios:

Fogo / Coração (mente consciente) / Desânimo e Carência: Se exponha ao sol todas as manhãs por pelo menos 5 minutos (sem protetor solar), deixe o sol bater em seu rosto, mãos, braços, pernas e barriga. Durante esse banho de sol, visualize a energia do sol (luz amarela) abastecendo as células do seu corpo com poderosa energia vital purificadora. Visualize em sua mente as células se fortalecendo e se revigorando, limpando seu corpo e trazendo alegria para sua mente. Sinta essa alegria e se veja sorrindo! Imagine a luz do sol sobre lugares, situações ou pessoas que você quer por luz. Duração: de 2 a 15minutos.

Água / Rins+Bexiga (força de vontade) / Medo e Pânico: Durante o costumeiro banho se imagine embaixo de uma grande e deliciosa cachoeira revitalizando o seu corpo, fazendo massagem em seus ombros e trazendo relaxamento. Visualize a água da correnteza levando todas as impurezas do corpo e das emoções negativas para longe de você. Duração: de 3 a 15minutos.

Ar(Ayurveda) e Metal(MTC) / Pulmão (Espiritualidade) / Tristeza e Mágoa:
Sente-se em algum lugar tranquilo e seguro e procure sentir a brisa do ar tocando seu rosto e seu cabelo. Visualize o vento levando os maus pensamentos, mágoas e te abastecendo de perdão e energia vital oriunda do Prana ou Sopro Divino. Agora, tome posição de meditação, sentado/a em uma cadeira com os pés no chão ou sente-se no chão e cruze as pernas. Agora descansa as mãos voltadas para cima sobre os joelhos e preste a atenção em sua respiração. Observe como o ar entra frio pelas suas narinas e observe como o ar sai quente das suas narinas. Apenas observe a sua respiração por alguns minutos. Assista ao vídeo que enviei sobre como meditar. Duração: de 3 a 15minutos.

Madeira / Fígado (Humor) / Fúria e Raiva: Estando em pé, com os pés levemente afastados na mesma linha dos ombros visualize-se como se você fosse uma árvore de raízes profunda e comece a imaginar a energia da Terra subindo pelos seus pés, percorrendo todo seu corpo com sua seiva energética nutridora e eleve seus braços como se fosse uma linda copa de uma árvore frondosa e majestosa. Imagine-se balançando suavemente ao vento e liberando essa energia vital pelas mãos como se fossem frutos de energia e de bênçãos. Vai sentir suas mãos confortavelmente quentes e energizadas! Duração: de 3 a 15minutos.

Terra / Baço e Pâncreas (pensamento) / Preocupações e Obsessões: Tire o calçado e procure andar com os pés no chão, na areia, nas pedrinhas, na grama. Faça o seu aterramento energético enquanto imagina uma luz amarela vinda do alto, passando por todo o seu corpo e saindo pelos pés para dentro da terra, levando todas as desarmonias energeticamente desqualificadas para o núcleo da Terra, onde é purificada e diluída. Duração: de 2 a 15minutos.

2°) ERP | Energia Respiratória: Essencial à vida!

  • Podemos ficar sem comer 7 dias. Podemos ficar sem beber água 3 dias, mas não podemos ficar sem ar nem 10 minutos!
  • “[…]e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”. (Gênesis 2:7). Chamado de “Prana” o sopro de vida divino é o ar que respiramos e nos mantém em contato quântico permanente com o Criador, como se fosse um cordão umbilical e também em comunhão com o nosso próximo como uma rede quântica (subatômica) das partículas no ar. Essa conexão se dá em ondas, não exatamente, mas semelhante como se propagam as ondas de rádio ou de telefonia celular. Podemos fazer contato com quem quer que seja onde quer que esteja.
  • A respiração inadequada minam as nossas forças e causam sensação de sufocamento. Os exercícios respiratórios revitalizam essa energia. Atividades aeróbicas como caminhada e natação, por exemplo.
  • Outra fonte magnifica de abastecimento desta energia é a meditação com foco na respiração.

3°) EAL | Energia Alimentar:

  • Já ouviu o ditado que diz: “saco vazio não para em pé”? Pois é! Tem que se alimentar de forma adequada. Os alimentos são compostos pelos cinco elementos em variações diversas (Ar, éter ou espaço, fogo, água e terra – no Ayurveda; ou Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra na Medicina Chinesa) e podem interferir na qualidade e quantidade da energia física e sutil de seu corpo, incluindo a disposição da mente, o equilíbrio dos humores, a boa circulação sanguínea, a forte imunidade e o estado de bem estar geral.
  • No Ayurveda estudamos os sabores dos alimentos e o efeito da potência desses sabores conforme os cinco elementos para elaboramos, após minuciosa avaliação da constituição (biótipo e fenótipo), a dieta dos doshas (Vata, Pitta e Kapha) mais adequada com base nos cinco sabores e suas potências, cujo objetivo é harmonizar o dosha em eventual desequilíbrio e manter a energia física e sutil em seus níveis mais adequados.

4°) EIP | Energia Interpessoal:

  • A energia do outro interfere na sua energia. Relações tóxicas nos ambientes familiar, igreja, acadêmico, social e de trabalho consomem sua energia. Da mesma forma as relações saudáveis podem recarregar suas energias. Então, aproxime-se e permaneça mais tempo perto das pessoas positivas e aprenda a se defender e a se afastar das pessoas negativas.
  • Algumas dicas para evitar se contaminar com as relações tóxicas:
  • Não dê tanta importância e atenção a elas.
  • Se não pode evita-las, então se acostume com a presença delas. Seja respeitoso(a) e mentalize o comportamento que gostaria que elas tivessem com você. Agradeça em sua mente pela vida delas e siga o seu caminho em silêncio meditativo, evitando falar delas para quem quer que seja. Evite pensar nelas para não atrai-las ao seu encontro.
  • Cerque-se de pessoas do bem! Ocupe sua mente, sua memória e pensamentos com imaginações produtivas da realidade que você quer trazer à existência.
  • Perceba o que as pessoas tóxicas afloram em você e jogue esses sentimentos ruins na primeira lata de lixo que passar por ela. Repita os exercícios de saída do redemoinho existencial que lhe expliquei no primeiro passo deste programa. Vai ficar tudo bem!
  • Perdoe-as. Pratique o exercício do perdão!

5°) EAN | Energia Ancestral:

Entre todas fontes de energia, esta não se pode repor. Está armazenada nos rins, segundo a medicina tradicional chinesa. Recebemos carga única quando somos concebidos e utilizamos ao longo de toda vida, em especial para realizarmos o milagre da reprodução. Quando estamos deficitários das demais fontes de energia, então o corpo retira energia desta preciosa reserva. Daí a importância de mantermos em dia o abastecimento das demais fontes para não precisar usar a reserva de energia ancestral.

  • A energia do pai e da mãe (avós, bisavós, tataravós) é transmitida pelos átomos em suas células e armazenadas em seus rins no momento da sua fecundação – energia Jing. É apenas consumida ao longo da vida, em especial para reprodução ou momentos que demandam uma quantidade extra de energia, como se fosse uma reserva, e não é reposta. Quando esgotam as outras energias o corpo vai buscar dos rins a energia Jing e a pessoa pode ter crises de medo e pânico, por exemplo, entrando em exaustão.

Pratique a meditação e exercite a visualização criativa em onda teta para criar ondas de energia sutil capaz de materializar campos de cura interior para sua saúde e até mesmo transmitir a outras pessoas que necessitem de algum tipo de revitalização quântica em qualquer área da vida.

Se gostou curta e compartilhe! Se deseja saber mais sobre o assunto ou convite para palestras e workshops, entre em contato!

Chafic Jbeili – Teólogo, Psicanalista e Terapeuta Ayurveda
(38)98812-6820 | chafic.jbeili@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s